![]() BombarralO Bombarral é uma vila portuguesa da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 5 600 habitantes. É sede de um pequeno município com 91,29 km² de área e 13 193 habitantes (2011),1 subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Óbidos, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.
Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIV Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha. Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1914, passou a ser cabeça do concelho, constituído pelas freguesias de Carvalhal, Roliça e Bombarral.2 3 . A inauguração da linha férrea do Oeste, em 1 de Agosto de 1887, impulsionou o desenvolvimento agro-industrial da vila. Aquando da implantação da República, e em grande parte como agradecimento pelo forte apoio que a freguesia prestou ao movimento republicano, Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido à implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem à construção de outra, a Igreja Matriz II.
Fonte dos textos: Wikipedia COMENTÁRIOS DOS LEITORES Ainda não há comentários para este artigo. |
![]() Click for weather forecast NEWSLETTERSubscrever a newsletter:Sair da newsletter:ARRENDA-SE.NETQuartos, apartamentos, casas, etcRECADINHOSÚltimos recadinhos dos leitores:Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country. RELÓGIOVeja que horas são no mundoNOTÍCIASJornal O PÚBLICOJoão Oliveira recolhe apoios para proposta que pede extensão do prazo dos PRR até 2028 Nottingham de Espírito Santo volta a bater Manchester de Amorim Trump prepara decreto para autorizar mineração no mar profundo Dois portos da CPLP estão entre as possíveis escolhas da China para base militar no Atlântico Mendonça Mendes n.º 1 do PS em Setúbal, Carneiro gera confusão em Braga A Garagem Sul introduz-nos à arquitectura pós-humana: como fazer um aquário ou partilhar casa com um papagaio NOTÍCIASJornal EXPRESSO |