Ilustração sobre a Localidade

Celorico da Beira

Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com cerca de 4 600 habitantes (2011) no seu perímetro urbano formado por 3 freguesias originais (São Pedro,1 Santa Maria1 e Casas do Soeiro) e mais 4 (Ratoeira, Forno Telheiro, Lajeosa do Mondego e Vila Boa do Mondego1 ) que se uniram à vila quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou. Pertence ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte.

É sede de um município com 247,22 km² de área2 e 7 693 habitantes (2011),3 4 subdividido em 16 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Trancoso, a nordeste por Pinhel, a sueste pela Guarda, a sudoeste por Gouveia e a oeste por Fornos de Algodres.

A vila está localizada a 23 km da Guarda, 48 km de Viseu e 334 km de Lisboa. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela e, pela quantidade e qualidade de Queijo da Serra da Estrela (inigualável a qualquer outra localidade do país), é considerado Capital do Queijo Serra da Estrela.[carece de fontes]

É seguido da Guarda e Seia, o 3.º núcleo urbano mais populoso do distrito, e a maior vila. No centro, com cerca de 2 700 habitantes, há uma densidade populacional de 1 015 hab/km². A população no concelho encontra-se distribuída da seguinte forma:

59% em Celorico da Beira (destes, 31% encontram-se no centro)
41% nas restantes 15 pequenas freguesias e respectivas anexas, perfazendo mais de 40 localidades

 

FONTE dos textos: Wikipedia

 

Porta da MEDENTA

 

Brasão antigo. O escudo parece desgastado pelo tempo...

 

A vila de Celorico da Beira guarda ainda muitas casas de pedra típicas da região. Vale a pena visitar.

 

FONTE das fotografias: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

João Oliveira recolhe apoios para proposta que pede extensão do prazo dos PRR até 2028
Eurodeputado comunista apresentou proposta de resolução individual numa reunião conjunta das comissões de Orçamento e Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Nottingham de Espírito Santo volta a bater Manchester de Amorim
Golo de Anthony Elanga decide encontro do City Ground, dando ao Forest uma boa margem para defender o terceiro lugar.

Trump prepara decreto para autorizar mineração no mar profundo
“Nenhum Estado ou entidade privada pode agir unilateralmente para afirmar direitos” sobre um património comum da humanidade, afirma dirigente da agência da ONU responsável pelos fundos marinhos.

Dois portos da CPLP estão entre as possíveis escolhas da China para base militar no Atlântico
O porto de Luanda e o de Bata, na Guiné Equatorial, figuram na pequena lista de portos comerciais que Pequim poderia transformar em bases navais, como fez com o de Djibuti, na costa oriental africana.

Mendonça Mendes n.º 1 do PS em Setúbal, Carneiro gera confusão em Braga
O presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, independente, lidera a lista do PS pelo círculo. José Luís Carneiro deve ser o número 1 em Coimbra, Isabel Estrada Carvalhais em Braga.

A Garagem Sul introduz-nos à arquitectura pós-humana: como fazer um aquário ou partilhar casa com um papagaio
A Garagem Sul do Centro Cultural de Belém reabre com uma exposição dedicada a uma arquitectura que também é para não humanos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade