Artesanato do Concelho
ALCOBAÇA
O artesanato de Alcobaça é conhecido internacionalmente pelas faianças e porcelanas pintadas segundo técnicas seculares, e os seus cristais de grande pureza. Também são muito conhecidos os lenços a que se dá o nome de "Alcobaças".
ALQUEIDÃO DA SERRA
A arte dos calceteiros é uma das características do artesanato local. A calçada portuguesa, constituída por pequenas pedras cúbicas de calcário branco ou negro e basalto, é arrancada à serra à base da picareta e da própria mão humana.
ARROTEIA, PORTO DE MÓS E REGUENGO
Possuem uma grande tradição em passadeiras, mantas, tapetes e carpetes de trapos (restos de tecidos e roupas usadas cortadas às tiras).
BAJOUCA
Bajouca é conhecida pela sua louça, de decoração simples, que tem um tom mais claro que o normal. Além disso, também são famosos os alguidares de vidro verde, os galheteiros, os mealheiros e os potes com tampa.
BATALHA
Conhecida pela fabricação de mobiliário de vimes de alta qualidade e pelos canteiros, artistas que trabalham a pedra criando cantarias em traça antiga e recente. Estes verdadeiros artistas costumam trabalhar também no restauro das cantarias antigas de casas e casarões.
CRUZ DE LÉGUA
Famosa pelos trabalhos em barro vermelho.
JUNCAL E POMBRAL
Nestas localidades, não deixe de adquirir os azulejos pintados manualmente, com um toque de grande requinte e qualidade. No Juncal destaca-se ainda as alcofas de junco de óptima qualidade.
MARINHA GRANDE
A Marinha Grande é famosa internacionalmente pela sua tradição já com dois séculos e meio, da produção artesanal do vidro. Juntamente com o trabalho no vidro, aparecem os artesões que fazem o empalhamento de garrafas e garrafões.
MIRA DE AIRE E OURÉM
A tecelagem é o artesanato de maior destaque nesta localidades.
PORTO DE MÓS
As oficinas de empalhadores continua a funcionar. O seus artesões dão a cada peça de mobiliário um toque único herdado da presença e contacto com os povos do norte da África. Os artesões desenvolvem ainda trabalhos com diversos materiais criando utensílios utilitários de madeira, tanoaria e macramé.
POMBAL E NAZARÉ
Os bordados e as bonecas de trapos assumem uma grande importância na sua tradição artesanal. Quando visitar a localidade, não deixe de adquirir uma das bonecas vestidas com traje tradicional de Nazaré são nesta terra um ex-libris.
Em Nazaré, ainda se vê nas ruas a população local trajando blusas de rendas finas, as sete saias e aventais, peças bordadas à mão e vendidas nas lojas de recordações. Nas praias de Nazaré os homens tecem redes na própria praia, constituindo mais um interesse turístico.
LEIRIA
É frequente as peças de latoaria, utilizadas principalmente para o fabrico do queijo. O artesanato local também é conhecido pelos arreios para animais (correaria).
PRAIA DA VIEIRA (Leiria)
Muito popular com as miniaturas de embarcações - barcos de meia-lua - que estão expostas aos olhares dos amantes do mar.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|