Ria
Natureza
Ria
E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa.
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna.
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|
Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
|