Turismo no concelho
Os rios Vouga, Caima e Filveda são o sangue que corre nas veias de Albergaria-a-velha. Contituindo fonte de vida e de sustento da sua população. A sua beleza natural confere passeios inesquecíveis nas suas freguesias ribeirinhas, como Angeja, Frossos, S. João de Loure e Alquerubim. As estações trazem mudanças profundas na paisagem. Quando chega a primavera, Pateira de Frossos se enche de flores e perfumes que valem a pena ver e sentir.
MIRADOUROS
Entre os melhores miradouros do concelho, estão o do Monte da Senhora do Socorro, o do Monte de S. Julião (na Branca) e o da Vila Nova de Fusos (Vale Maior).
PATRIMÓNIO HISTÓRICO-ARTÍSTICO
O Concelho de Albergaria-a-Velha apresenta um património histórico-artístico muito rico. Frossos, por exemplo, apresenta um pelourinho digno de nota.
Albergaria-a-Velha mantém diversas casas senhoriais dignas de relevo. Por exemplo, a Casa do Outeiro, a Casa da Fonte e a Casa de Santo António. A casa de Santo António foi erguida no século XVIII pelo Capitão João Ferreira da Cruz.
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, que invoca Santa Cruz, apresenta uma torre com sino do lado direito. O seu interior é setecentista. Especial atenção para o retábulo do altar-mor, onde há duas colunas salomónicas ricamente decoradas com motivos de campestres, com vinhas, crianças e aves. Também merecem uma visita a Igreja de Angeja e a Capela de São Sebastião.
PRÉ-HISTÓRIA
Importantes são também os monumentos megalíticos do Taco.
PESCA
Os rios Vouga, Caima e Filveda oferecem óptimos locais para desfrutar dos prazeres da pesca, uma óptima forma de relaxar.
ROMARIA
No terceiro domingo de Agosto, realiza-se anualmente no monte da Senhora do Socorro uma grande festa e romaria, a que acorrem pessoas de todo o país.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
João Oliveira recolhe apoios para proposta que pede extensão do prazo dos PRR até 2028 Eurodeputado comunista apresentou proposta de resolução individual numa reunião conjunta das comissões de Orçamento e Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu. Nottingham de Espírito Santo volta a bater Manchester de Amorim Golo de Anthony Elanga decide encontro do City Ground, dando ao Forest uma boa margem para defender o terceiro lugar. Trump prepara decreto para autorizar mineração no mar profundo “Nenhum Estado ou entidade privada pode agir unilateralmente para afirmar direitos” sobre um património comum da humanidade, afirma dirigente da agência da ONU responsável pelos fundos marinhos. Dois portos da CPLP estão entre as possíveis escolhas da China para base militar no Atlântico O porto de Luanda e o de Bata, na Guiné Equatorial, figuram na pequena lista de portos comerciais que Pequim poderia transformar em bases navais, como fez com o de Djibuti, na costa oriental africana. Mendonça Mendes n.º 1 do PS em Setúbal, Carneiro gera confusão em Braga O presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, independente, lidera a lista do PS pelo círculo. José Luís Carneiro deve ser o número 1 em Coimbra, Isabel Estrada Carvalhais em Braga. A Garagem Sul introduz-nos à arquitectura pós-humana: como fazer um aquário ou partilhar casa com um papagaio A Garagem Sul do Centro Cultural de Belém reabre com uma exposição dedicada a uma arquitectura que também é para não humanos.
|